Sou formado em Gestão e tenho mais de quatro anos de experiência a apoiar as pessoas a obter as melhores soluções de crédito pessoal.
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Posso Pedir Crédito Imediato Com Problemas Bancários?
Atualizado:
O CréditoPessoal.pt é um site gerido pela Gestlifes, marca registada da JPCOM, intermediário de crédito vinculado nº 1409.
Numa situação de dificuldades financeiras, vários consumidores acabam por não conseguir honrar o pagamento dos créditos que contrataram.
Para contornar este cenário de incumprimento, pode surgir a necessidade de pedir um novo empréstimo. Mas será possível obter um financiamento neste contexto e conseguir um crédito imediato com problemas bancários?
Neste artigo, respondemos a essa pergunta e explicámos-lhe o que fazer neste tipo de situações através de duasalternativas viáveis.
É Possível Obter Um Crédito Com Problemas Bancários?
É praticamente impossível. Se conta com um histórico financeiro “manchado” e com dívidas acumuladas, é muito difícil ter luz verde para aceder a um novo empréstimo.
Efetivamente, os bancos não podem aceitar pedidos de financiamento por parte de consumidores com prestações em atraso e com o incumprimento já comunicado ao Banco de Portugal (BdP).
Deve ter em consideração que, antes de conceder um crédito, um banco analisa o seu perfil bancário para saber se é seguro autorizar o empréstimo.
💡 O mapa de responsabilidades é o documento que as instituições financeiras utilizam para avaliar todas as suas responsabilidades de crédito e o respetivo cumprimento.
Ora, ao estar com o seu nome registado na lista negra do BdP, fica também com a sua imagem descredibilizada perante a entidade financeira.
Por outro lado, contrair mais um crédito para pagar dívidas pode conduzir ao sobre-endividamento. Por isso, esta não será mesmo a melhor solução.
Quais as Alternativas ao Crédito Imediato Perante Problemas Bancários?
Se ainda não se encontra numa situação de incumprimento, mas reconhece a possibilidade de tal poder vir a acontecer, o pedido de um novo crédito ainda é possível.
Ainda assim, há outras estratégias a que poderá recorrer para evitar a acumulação de dívidas. Apresentamos duas alternativas mais viáveis.
Renegociar Créditos
A solução pode começar logo a partir de um contacto junto do banco onde tem atualmente os seus empréstimos. O seu foco deve ser o de pedir para rever as condições dos contratos e, dessa forma, reduzir custos.
Por exemplo, poderá renegociar condições como os prazos de pagamento ou as taxas de juro (TAN e TAEG) dos créditos.
Assim, fica a pagar menos mensalmente e goza ainda de outras vantagens, nomeadamente de uma taxa de esforço menor e de um potencial de poupança maior.
Vejamos, neste contexto, um exemplo para ilustrar os benefícios da renegociação.
Suponha que pede um crédito pessoal Universo no valor de 8.000€ a pagar em 48 meses (4 anos) e revê o contrato para estender esse prazo até aos 84 meses (7 anos).
Prazo
Mensalidade
48 meses
205,64€
84 meses
141,05€
Dados extraídos a partir do simulador presente no website da financeira
Perante esta renegociação, a prestação do seu empréstimo pessoal seria bastante menor: mensalmente, pouparia 64,59€.
Transferir Créditos
Esta é uma solução idêntica à da renegociação. A diferença está no facto de recorrer a outro banco, e não à sua instituição financeira atual, para beneficiar de melhores condições contratuais.
De facto, não precisa de manter o seu crédito no mesmo banco ao longo de todo o prazo de pagamento. Pode e deve avaliar outras ofertas no mercado para identificar as que oferecem maiores oportunidades de poupança.
Novamente, um exemplo poderá ajudar a perceber melhor os ganhos alcançados com uma transferência de crédito pessoal, mais particularmente.
Imagine agora que pretende mudar o seu crédito pessoal de 5.000€ a 48 meses do Crédito Agrícola para o Santander. Estas seriam as condições de que usufruiria:
Entidade Financeira
TAEG
Mensalidade
MTIC
Crédito Agrícola
14,7%
129,80€
6.471,68€
Santander
13,7%
124,66€
6.331,81€
Dados extraídos a partir do simulador presente nos websites das financeiras
Embora a poupança não seja muito expressiva em termos mensais, ao fim de um ano teria mais 61,68€ no bolso e esta quantia seria ainda maior no final do contrato, dado o MTIC inferior na nova instituição financeira.
Como Evitar Ter Dívidas?
Calcule o seu orçamento para evitar crédito imediato com problemas bancários
Para evitar a chegada a uma situação de endividamento, há algumas dicas que podem ajudar. Destacamos as quatro seguintes:
Organize o seu orçamento familiar: deve calcular, minuciosamente, o seu orçamento e garantir que prioriza o pagamento de todos os seus compromissos financeiros antes de quaisquer gastos secundários.
Priorize as suas necessidades: compre de forma ponderada e com base nas suas necessidades reais. Por vezes, pode ser preciso fazer alguns sacrifícios mas, no final, valerá a pena.
Compre no momento certo: analise o mercado e procure as melhores ofertas nos períodos mais benéficos. Por exemplo, poderá aproveitar saldos para realizar as compras e campanhas promocionais para encontrar contratos de eletricidade (entre outros) mais favoráveis.
Procure outras fontes de rendimento: considere arranjar um segundo emprego. Apesar de exigir sacrifício, é uma solução viável para conseguir aumentar o seu rendimento disponível e, assim, assegurar que consegue pagar os seus créditos.
Consolide créditos: caso tenha vários empréstimos em simultâneo, há uma forma de juntar todos esses créditos num único contrato e, assim, reduzir os seus encargos mensais. Para tal, pode recorrer à consolidação de financiamentos, uma solução que permite poupanças até 60%.
No caso específico da consolidação de créditos, uma simulação pode ajudar a identificar as melhores ofertas do mercado.
Através do simulador do CréditoPessoal.pt, por exemplo, consegue encontrar as propostas de consolidação mais benéficas para si.
Conclusão
Muitos consumidores sentem dificuldades acrescidas em pagar os seus créditos e, nalguns casos, podem mesmo surgir situações de endividamento.
Nesses cenários, conseguir um crédito imediato é muito difícil. Como tal, pode e deve considerar alternativas, nomeadamente, a renegociação ou a transferência dos seus empréstimos.
Para evitar medidas mais extremas, como o recurso a créditos urgentes, poderá colocar em prática táticas que permitam organizar e equilibrar o seu orçamento mensal.
Perguntas Frequentes
A questão aqui é se já está ou não em incumprimento com os seus financiamentos.
Isto porque as entidades financeiras dificilmente vão aprovar créditos a um cliente que já esteja em situação de incumprimento.
Assim, caso se aperceba de que tem dificuldades em cumprir com as suas prestações, deve procurar resolver a situação antecipadamente, de modo a evitar a necessidade de recorrer um crédito imediato tendo problemas bancários.
Tem duas opções à sua disposição para evitar chegar a uma situação de incumprimento ou de eventuais problemas bancários:
Renegociar créditos;
Transferir créditos.
O pedido de crédito nestas situações segue o mesmo processo: poderá contactar a instituição financeira via website ou diretamente num balcão, por exemplo, e fazer a solicitação. A questão é que dificilmente terá esse pedido aprovado precisamente por ter o seu nome na lista negra do Banco de Portugal.
Ora, nestas situações, deve regularizar a sua situação financeira, liquidando as dívidas. Só após esta regularização conseguirá ver o seu pedido de crédito validado.
Comentários
6
Maria Elena capão Cruz
Preciso de tirar umas dúvidas
João Pedro Sousa
Olá, Maria Elena! Obrigado pela sua mensagem. Em que podemos ajudar?
Lamentamos mas neste momento não é possível apresentar uma proposta.
Lamentamos, mas não está elegível para esta simulação.
A equipa da Gestlifes vai ajudá-lo a conseguir o seu crédito. Continue para ver a sua prestação estimada.
A equipa da Gestlifes vai entrar em contacto consigo. Até lá, pode sempre continuar o seu processo online. Basta seguir as instruções que lhe enviámos por e-mail!
Exemplo Representativo: TAEG 8,5% – Para um financiamento de 10.000€, com um prazo de 84 meses, a que corresponde a uma mensalidade de 160,08€. TAN 8,50%. MTIC de 13.986,72€. Prazo mínimo de 12 meses e máximo de 120 meses. TAEG a partir de 3,3% até ao máximo de 16,0%. Montante a financiar entre: 2.500 a 75.000€.
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Termos e Condições
O CrétidoPessoal.pt é um website gerido pela Gestlifes by JPCOM, uma marca registada em propriedade industrial nacional detida pela JPCOM Unip. LDA, intermediário de crédito vinculado não exclusivo autorizado pelo Banco de Portugal com o registo nº 0001409.
Elementos de Identificação
Denominação
JPCOM, Unipessoal Lda.
Domicílio Profissional:
Rua Gonçalo Cristóvão nº 347,4ºA S 409, 4000-270 Porto
N.º registo junto do Banco de Portugal:
0001409, A informação relativa aos intermediários de crédito registados junto do Banco de Portugal pode ser consultada em: https://clientebancario.bportugal.pt/
Descrição da Atividade da Intermediação de Crédito
Categoria de intermediário de crédito:
Intermediário de crédito a título Vinculado
Instituições de Crédito Mutuante:
BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL
MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, SA
COFIDIS
BANCO CREDIBOM, SA
UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, SA
NOVO BANCO, SA
BNI – BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), SA
BANCO CTT, SA
BANCO BPI, SA
BANCO SANTANDER TOTTA, SA
UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) – SUCURSAL EM PORTUGAL
SICAM – CAIXA CENTRAL E CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA
FCA BANK S.P.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL
BANKINTER, SA – SUCURSAL EM PORTUGAL
Regime de exercício de intermediação de crédito:
Exercício da atividade de intermediação de crédito em regime de não exclusividade.
Serviços de intermediação de crédito:
A JPCOM, Unipessoal Lda., está autorizada pela instituição de crédito mutuante acima mencionada a apresentar e propor contratos de crédito a consumidores, bem como a prestar assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos.
Responsabilidade civil da JPCOM, Unipessoal Lda., perante terceiros.
Garante da responsabilidade civil
Identificação do contrato de seguro de responsabilidade civil
Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal.
Apólice n.º 2510343 • Válido de 19/06/2024 a 18/06/2025
e
Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal.
Apólice n.º 2517857• Válido de 16/10/2024 a 15/10/2025
Receção e entrega de valores:
A JPCOM, Unipessoal Lda. encontra-se impedida de receber ou entregar quaisquer valores relacionados com a formação, a execução e o cumprimento antecipado dos contratos de crédito.
Autoridade supervisora da atividade de intermediação de crédito:
Banco de Portugal
Solicitação de Informações Comerciais
Pretendo receber comunicações da JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. sobre campanhas promocionais e informações referentes a produtos financeiros. Para tal, faculto os meus dados de contacto acima, consentindo que os utilize para tal finalidade.
Fico informado(a) que:
A JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. é responsável pela recolha, processamento e utilização de meus dados pessoais no contexto da sua actividade de intermediação de crédito e que atribui grande importância à protecção de dados pessoais, regendo-se pelo Regulamento Geral de Protecção de Dados e demais legislação aplicável.
A JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. dispõe de medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger os meus dados pessoais contra a perda, destruição, acesso, alteração ou divulgação não autorizados e não transmitirá os meus dados a terceiros.
Os dados pessoais que faculto são os estritamente necessários para o cumprimento da finalidade pretendida e poderão ser conservados pela JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. até que eu me oponha à continuação de envio de comunicações promocionais e informativas e/ou retire o meu consentimento.
Posso, a todo o tempo, solicitar o acesso aos meus dados pessoais, a retificação, o apagamento, a limitação do tratamento, a oposição e posso retirar o seu consentimento a qualquer momento ao presente tratamento de dados, sem necessidade de o justificar; posso exercer qualquer um destes direitos através comunicação escrita a enviar para o endereço de e-mail “creditopessoal@gestlifes.pt” ou por carta a enviar para em Rua Gonçalo Cristóvão nº 347, salas 408 e 409, 4º Andar 4000-270 Porto, obrigando-se a JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. a responder no prazo máximo de um mês; ainda, tenho o direito de apresentar reclamação à CNPD (www.cnpd.pt).
Estou esclarecido(a) relativamente propósito, fundamentos e à forma como a JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. trata os meus dados pessoais, ciente dos meus direitos, do modo pelo qual os posso exercer.
Assim, autorizo e solicito, de forma livre e esclarecida, a recolha e tratamento dos meus dados pessoais acima facultados para efeitos de divulgação de informações e campanha promocionais, publicitárias e informativas, que solicito me sejam dadas a conhecer através de newsletters, sms, e-mails ou outras formas de comunicação utilizadas pela JPCOM, UNIPESSOAL, LDA..
Preciso de tirar umas dúvidas
Olá, Maria Elena! Obrigado pela sua mensagem. Em que podemos ajudar?