Assinatura Digital: Qual a Importância e Como Fazer?
É inegável que a evolução tecnológica veio provocar alterações significativas à forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
E a gestão das questões burocráticas não é exceção.
Graças ao surgimento de inúmeras plataformas e processos digitais, é hoje possível gerir e resolver burocracias sem sair de casa. Incluindo assinar documentos importantes através da assinatura digital.
Mas como funciona esta forma de assinar? É segura? Como a pode obter?
Vamos esclarecer dúvidas acerca deste tema e explicar-lhe como pode passar a usar a assinatura digital sempre que necessário, incluindo para a contratação do seu crédito pessoal.
O Que é a Assinatura Digital?
Não é novidade: cada vez mais as pessoas procuram a simplificação dos processos. E o mesmo se aplica à atividade bancária, especialmente numa altura em que existem bancos 100% digitais, como a Revolut.
Ora, é neste contexto que surge a assinatura digital. Trata-se de uma chave virtual privada, que funciona como uma identificação pessoal e intransmissível.
Depois de assinado com este recurso, o documento em causa é encriptado. Ou seja, é convertido num código único e selado com uma proteção digital.
Embora possa parecer um método com maior risco ou fragilidade, a assinatura digital tem exatamente a mesma segurança da assinatura em papel.
Isto porque é protegida por códigos que permitem que apenas o seu dono a consiga utilizar.
Desta forma, a assinatura eletrónica assume a mesma legitimidade de uma assinatura comum feita em papel físico.
Onde Utilizar a Assinatura Digital?
Atualmente, e devido à sua comprovada segurança, a assinatura digital já pode ser utilizada nos mais variados setores.
Bancos, serviços públicos e entidades financeiras são alguns dos agentes que trabalham com este processo.
Claro está que a única forma de utilizar esta autenticação digital é garantir que ambas as partes estão de acordo com a utilização deste método para legitimar processos.
Ao aderir à assinatura eletrónica, poderá tratar de inúmeras questões sem ter de se deslocar a um local físico, como:
- Assinar contratos de financiamento
- Assinar contratos de trabalho
- Renovar o Cartão de Cidadão
- Subscrever seguros
- Autenticar declarações eletrónicas no Portal das Finanças e na Segurança Social
- Subscrever serviços e produtos online
Em Portugal, os cidadãos podem utilizar a sua assinatura eletrónica através do Cartão de Cidadão, com recurso a um leitor para o efeito, ou da Chave Móvel Digital.
É o Estado Português que assegura a autenticação de ambos os modos de assinar digitalmente.
Como Obter a Assinatura Digital?
Por esta altura, já deve estar seguro de que a assinatura digital é uma identificação pessoal e intransmissível feita a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone.
Mas como pode obter a sua própria assinatura eletrónica?
Com o Cartão de Cidadão
- Ativar a assinatura digital do cartão
- Instalar a aplicação Autenticação.Gov
- Ter um leitor de cartões smartcard
- Ter o código PIN de assinatura
⚠️ Atenção: a ativação da assinatura digital do Cartão de Cidadão é feita presencialmente. Pode fazê-la no ato de levantamento do seu cartão ou deslocando-se posteriormente a um balcão.
Com a Chave Móvel Digital
- Ativar a Chave Móvel Digital
- Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital
- Ter o código PIN de assinatura da Chave Móvel Digital
No caso da Chave Móvel Digital, a ativação é um pouco diferente. Pode fazê-la presencialmente, tal como acontece com o cartão, mas pode também optar por tratar de tudo online.
Para isso, basta escolher entre a autenticação com o Cartão de Cidadão ou com os dados do Portal das Finanças.
Como Utilizar Assinatura Digital?
Agora que já conhece estas duas formas de assinar eletronicamente, vamos explicar-lhe o passo a passo da assinatura digital através da Chave Móvel Digital.
Este é o método mais prático, uma vez que todo o processo (incluindo as respetivas ativações) pode ser feito online.
- Aceda à página da aplicação Autenticação.Gov
- Inicie a instalação da aplicação no seu computador e siga todos os passos
- No final, vai ter um ícone no seu ambiente de trabalho chamado Autenticação.Gov
- Abra a aplicação, clique em “Assinatura” e depois em “Simples”
- Escolha o ficheiro PDF que quer assinar
- Surgirá uma caixa com a assinatura e pode colocá-la onde preferir
- Clique em “Assinar com Chave Móvel Digital” e guarde o documento já assinado
- Por fim, ser-lhe-á pedido o número de telemóvel e o PIN da Chave Móvel Digital
Caso prefira utilizar o Cartão de Cidadão, o processo é semelhante, mas precisa de um leitor de cartões para que a aplicação o consiga identificar.
Como Utilizar a One-time Password
Talvez não saiba, mas existe ainda uma terceira forma de assinar digitalmente.
Falamos da one-time password, que, traduzindo, significa palavra-chave de uma utilização.
É uma espécie de senha descartável. Isto significa que se trata de uma assinatura de utilização única e que tem de ser criada sempre que recorrer a este método.
Trata-se de uma assinatura digital utilizada por algumas entidades – incluindo instituições de financiamento.
É um processo que funciona através do envio de mensagens de texto com códigos específicos e únicos.
Ao avançar com o pedido de crédito, recebe uma primeira SMS com um código para ter acesso à proposta.
Depois, receberá um segundo código no telemóvel. Este é o código que corresponde à sua assinatura e que terá de indicar à entidade em causa.
Depois, receberá uma chamada telefónica para validar o contrato e pode dar o processo por terminado.
Claro está que para que tudo corra sem problemas, deve garantir que fornece o seu contacto correto aquando do preenchimento do formulário de simulação.
Este é, aliás, o método de autenticação utilizado pelo CréditoPessoal.pt. Recorrendo ao nosso simulador de crédito pessoal, utilizará a one-time password para pedir o seu empréstimo.
Vantagens da Assinatura Digital
A digitalização é hoje uma realidade incontornável e é imperativo que todos os setores sejam capazes de a aceitar. Para isso, é necessário acompanhar a evolução e adaptar os seus serviços.
Na verdade, no caso específico das instituições financeiras, são poucas aquelas que não disponibilizam esta solução. Tem-se o exemplo do EuroBic.
A utilização da assinatura digital permite que os processos sejam consideravelmente mais simples. E isto aplica-se tanto aos utilizadores como às entidades que implementam este método.
Desta forma, a assinatura eletrónica tem inúmeras vantagens associadas:
- É segura
- Não implica deslocações
- Pode ser feita através de qualquer dispositivo com ligação à internet
- Permite reduzir custos
- Melhora a experiência do utilizador
- Permite poupar tempo
- Permite reduzir a utilização de papel
- Otimiza processos
- Facilita questões burocráticas
Como vê, não existem motivos para recear esta forma de autenticação. A utilização da assinatura digital é cada vez mais comum e permite fazer pedidos de financiamento com maior facilidade.
Ao utilizar o simulador de crédito do CréditoPessoal, receberá propostas de entidades que permitem assinar contratos eletronicamente e poderá receber o seu empréstimo em apenas 48 horas úteis.
Conclusão
A assinatura digital veio revolucionar a forma como as pessoas tratam de processos burocráticos.
Graças a esta forma de autenticação digital, é possível assinar contratos, subscrever serviços e contratar seguros sem ter de sair de casa.
Trata-se de um método totalmente seguro e que não só acelera, como simplifica inúmeros procedimentos.
Além do Cartão de Cidadão, pode utilizar a Chave Móvel Digital para proceder à assinatura dos mais variados documentos PDF. Adicionalmente, algumas entidades utilizam ainda um terceiro método: a one-time password.
Qualquer cidadão português pode obter a sua assinatura digital e utilizá-la sempre que quiser, desde que a outra parte envolvida no contrato em causa disponibilize este método.
A melhor parte? É que pode recorrer a este método de autenticação na contratação do seu crédito pessoal connosco.
Perguntas Frequentes
A assinatura digital é uma chave virtual privada, que funciona como uma forma de identificação pessoal e intransmissível.
Depois de autenticado com a assinatura digital, o documento em causa é encriptado. Isto significa que é convertido num código único e selado com uma proteção digital.
A assinatura digital já pode ser utilizada como método de autenticação nos mais variados setores. Ao aderir à assinatura eletrónica, poderá tratar de várias questões burocráticas sem se deslocar a um local físico, como:
– Assinar contratos de crédito
– Assinar contratos de trabalho
– Renovar o seu Cartão de Cidadão
– Subscrever seguros
– Autenticar declarações eletrónicas no Portal das Finanças e na Segurança Social
– Subscrever vários serviços e produtos online
Existem três tipos de assinatura digital:
– One-time password
– Assinatura digital com cartão de cidadão
– Assinatura digital com chave móvel digital
Cada um destes métodos funciona de forma diferente.
Depende do método escolhido.
No caso da one-time password, falamos de uma senha descartável. Isto significa que se trata de uma assinatura de utilização única e que tem de ser criada sempre que quiser recorrer a este método. O processo funciona através do envio de mensagens de texto com códigos únicos.
Já no caso do cartão de cidadão e da chave móvel digital, terá de ativar a assinatura digital presencialmente, no caso do cartão, ou online, no caso da chave móvel. Depois, terá de recorrer à aplicação Autenticação.gov para colocar a sua assinatura nos documentos.