O CréditoPessoal.pt levou a cabo um inquérito exclusivo sobre a utilização de cartões de crédito. Recolhemos respostas ao longo de cerca de dois meses para perceber melhor o comportamento dos portugueses no que toca a este produto.
Sobre o Inquérito
Conduzido 100% Online
O nosso inquérito foi divulgado online a uma amostra diversificada da população.
Questionário Anónimo
Para assegurar a confiança nos dados e a privacidade dos inquiridos, todas as respostas foram anónimas.
Residentes em Portugal
Tendo em conta o ângulo do questionário, foram considerados apenas residentes portugueses.
1 EM CADA 2 portugueses utiliza cartões de crédito
Segundo os nossos resultados, mais de 50% dos inquiridos faz uso de um cartão de crédito no seu dia a dia.
Os dados revelam que este continua a ser um dos meios de pagamento de eleição em Portugal e vão ao encontro dos números publicados pelo Banco de Portugal, segundo os quais os cartões de crédito são o tipo de financiamento mais pedido no país.
Em média, quantos cartões tem cada família?
Este uso generalizado acaba por ter impacto no número de cartões de crédito que cada família tem em seu nome.
E, em Portugal, é relativamente simples aceder a este adiantamento, bastando ter comprovativos de vencimento e residência.
Por isso, a maior parte dos portugueses tem apenas um cartão de crédito por agregado familiar.
Ainda assim, 27.3% afirma ter 2 ou 3 cartões para atender às necessidades diárias.
Numa percentagem menor, existem 18.2% de inquiridos com 4 ou mais cartões em casa.
Por que é que os portugueses utilizam cartões de crédito?
Cashback e Descontos
Grande parte dos utilizadores (52.7%) faz compras com cartões de crédito para obter benefícios. Receber uma percentagem do valor gasto ou ter descontos são os principais.
Compras Online
O segundo motivo mais apontado são as compras online (40%), para as quais é necessário o CVV do cartão.
Imposição do Banco
Alguns dos bancos em Portugal obrigam à contratação de um cartão de crédito, nomeadamente quando existe um crédito habitação ou uma conta à ordem em nome do cliente. 25.5% dos inquiridos tem cartão por este motivo.
Para além disto, 23.6% dos portugueses afirmaram utilizar os cartões de crédito para ter maior liquidez para compras esporádicas, nomeadamente moda e tecnologia.
Apenas uma pequena percentagem (3.6%) referiu comprar a crédito para conseguir fazer face às despesas mensais.
Qual o valor médio de despesas mensais pagas com cartões de crédito?
No que toca aos valores pagos a crédito mensalmente, os portugueses dividem-se.
A grande maioria dos inquiridos (70.9%) não efetua compras superiores a 500€ com os seus cartões.
Isto significa que, ainda assim, uma fatia das despesas acabam por ser pagas com dinheiro ou cartões de débito, através de uma conta corrente.
Por outro lado, 29.1% usa cartões de crédito para valores acima dos 500€ mensais, sendo que 16.4% paga mais de 1.000€.
25.5% dosportugueses não conhece a TAEG
Quando a dívida do cartão de crédito não é paga na totalidade no final/início do mês, o cliente estará sujeito ao pagamento de juros.
A TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) expressa os custos ao pagar os cartões de crédito a prestações. Para o 2º trimestre de 2024, a percentagem de custos pode ascender a 19%.
Mas os dados revelam que 25.5% dos inquiridos não sabe qual é a TAEG aplicável ao cartão, um indicador da falta de literacia financeira dos portugueses que é discutida com frequência.
Como é que são pagas as dívidas dos cartões?
Mesmo não tendo conhecimento da TAEG destes produtos, 16.4% não salda as dívidas na sua totalidade.
Ou seja, acabará por pagar mais do que aquilo que gastou em juros, quer fracionando as compras ou pagando apenas o mínimo obrigatório mensalmente.
Porém, uma percentagem significativa (83.6%) certifica-se que as dívidas são pagas a 100% sem quaisquer custos extra.
Nestes casos, o cartão de crédito pode funcionar como mero adiantamento de liquidez, por exemplo, ou um método para obter descontos e benefícios, como vimos mais acima.
10.9% já falhou o pagamento dos cartões de crédito
Ainda que 89.1% dos inquiridos afirme que sempre pagou as dívidas dentro do prazo estabelecido, 10.9% já falhou este compromisso.
9.1% dos portugueses diz já ter falhado o pagamento entre 2 a 5 vezes, e 1.8% diz apenas ter falhado 1 vez.
Impossibilidade Devido ao Orçamento Mensal
A maioria (66.7%) diz que o orçamento não permitiu pagar o cartão de crédito na data acordada.
Esquecimento de Pagar
Por mero esquecimento de efetuar o pagamento, 33.3% dos inquiridos ficaram com dívidas pendentes.
Imprevisto Financeiro
Outros 33.3% declaram ter tido um imprevisto nas suas contas que os impossibilitou de saldar a dívida a tempo e horas.
Qual a percentagem que fez um crédito consolidado para dívidas de cartão de crédito?
O crédito consolidado é uma solução de poupança que, muitas das vezes, é utilizada para baixar os custos com cartões de crédito.
Como muitos clientes arrastam as dívidas por vários meses, ao consolidar conseguem obter taxas de juro mais baixas e assim pagar mais rapidamente.
Mas apenas 1.8% afirma já ter feito uma consolidação, contra 10.9% que não sabem o que é este produto.
Já 87.3% alega nunca ter feito um crédito consolidado.
Pontos-Chave do Inquérito
Mais de 50% dos inquiridos usa cartão de crédito
Os resultados revelam que os cartões de crédito são um produto bastante generalizado entre os portugueses.
Cashback e benefícios são o maior atrativo
Ainda que os motivos para o seu uso variem, existe um ponto que une todos os utilizadores: a obtenção de cashback e descontos.
Modalidade de 100% é a preferida dos clientes
Uma grande percentagem dos portugueses paga as dívidas na totalidade, tirando partido principalmente do adiantamento antes do fim do mês.
Maioria não sabe qual é a taxa de juro
Mais de 25% dos inquiridos desconhece a TAEG aplicável ao cartão, mesmo sendo a mais alta no mercado de crédito em Portugal.
Crédito consolidado ainda é uma miragem
Apenas 1.8% dos clientes já consolidou cartões de crédito e 10.9% não conhece este produto de poupança.
Sobre Nós
O CréditoPessoal.pt é uma marca fundada em 2021. Somos especialistas na intermediação de crédito pessoal.
O nosso grande objetivo é simplificar a contratação de crédito ao consumo.
Somos um site gerido pela Gestlifes, uma marca registada da JPCOM U. LDA, com a autorização nº 0001409 no Banco de Portugal.
Este estudo recolheu respostas de mais de 100 inquiridos.
Lamentamos mas neste momento não é possível apresentar uma proposta.
Lamentamos, mas não está elegível para esta simulação.
A equipa da Gestlifes vai ajudá-lo a conseguir o seu crédito. Continue para ver a sua prestação estimada.
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Exemplo Representativo: TAEG 8,5% – Para um financiamento de 10.000€, com um prazo de 84 meses, a que corresponde a uma mensalidade de 160,08€. TAN 8,50%. MTIC de 13.986,72€. Prazo mínimo de 12 meses e máximo de 120 meses. TAEG a partir de 3,3% até ao máximo de 16,0%. Montante a financiar entre: 2.500 a 75.000€.
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Termos e Condições
O CrétidoPessoal.pt é um website gerido pela Gestlifes by JPCOM, uma marca registada em propriedade industrial nacional detida pela JPCOM Unip. LDA, intermediário de crédito vinculado não exclusivo autorizado pelo Banco de Portugal com o registo nº 0001409.
Elementos de Identificação
Denominação
JPCOM, Unipessoal Lda.
Domicílio Profissional:
Rua Gonçalo Cristóvão nº 347,4ºA S 409, 4000-270 Porto
N.º registo junto do Banco de Portugal:
0001409, A informação relativa aos intermediários de crédito registados junto do Banco de Portugal pode ser consultada em: https://clientebancario.bportugal.pt/
Descrição da Atividade da Intermediação de Crédito
Categoria de intermediário de crédito:
Intermediário de crédito a título Vinculado
Instituições de Crédito Mutuante:
BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL
MONTEPIO CRÉDITO – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, SA
COFIDIS
BANCO CREDIBOM, SA
UNICRE – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, SA
NOVO BANCO, SA
BNI – BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), SA
BANCO CTT, SA
BANCO BPI, SA
BANCO SANTANDER TOTTA, SA
UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) – SUCURSAL EM PORTUGAL
SICAM – CAIXA CENTRAL E CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA
FCA BANK S.P.A. – SUCURSAL EM PORTUGAL
BANKINTER, SA – SUCURSAL EM PORTUGAL
Regime de exercício de intermediação de crédito:
Exercício da atividade de intermediação de crédito em regime de não exclusividade.
Serviços de intermediação de crédito:
A JPCOM, Unipessoal Lda., está autorizada pela instituição de crédito mutuante acima mencionada a apresentar e propor contratos de crédito a consumidores, bem como a prestar assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos.
Responsabilidade civil da JPCOM, Unipessoal Lda., perante terceiros.
Garante da responsabilidade civil
Identificação do contrato de seguro de responsabilidade civil
Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal.
Apólice n.º 2510343 • Válido de 19/06/2024 a 18/06/2025
e
Hiscox, S.A. Sucursal em Portugal.
Apólice n.º 2517857• Válido de 16/10/2024 a 15/10/2025
Receção e entrega de valores:
A JPCOM, Unipessoal Lda. encontra-se impedida de receber ou entregar quaisquer valores relacionados com a formação, a execução e o cumprimento antecipado dos contratos de crédito.
Autoridade supervisora da atividade de intermediação de crédito:
Banco de Portugal
Solicitação de Informações Comerciais
Pretendo receber comunicações da JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. sobre campanhas promocionais e informações referentes a produtos financeiros. Para tal, faculto os meus dados de contacto acima, consentindo que os utilize para tal finalidade.
Fico informado(a) que:
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Estou esclarecido(a) relativamente propósito, fundamentos e à forma como a JPCOM, UNIPESSOAL, LDA. trata os meus dados pessoais, ciente dos meus direitos, do modo pelo qual os posso exercer.
Assim, autorizo e solicito, de forma livre e esclarecida, a recolha e tratamento dos meus dados pessoais acima facultados para efeitos de divulgação de informações e campanha promocionais, publicitárias e informativas, que solicito me sejam dadas a conhecer através de newsletters, sms, e-mails ou outras formas de comunicação utilizadas pela JPCOM, UNIPESSOAL, LDA..